segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Overclock NVIDIA


Tutorial Sobre o RivaTuner, um ótimo programa pra fazer overclock em sua placa de video
Uma explicaçãozinha rápida sobre o que é overclock:
Basicamente é fazer seu hardware (no caso a placa de video) trabalhar numa frequência maior, visando maior desempenho,faça se realmente souber o que estiver fazendo, não me responsabilizo por nenhum dano, e por favor, não faça em placas que não tem cooler, não que não seja permitido ou que ela vá queimar, mais só faça se souber o que estiver fazendo.
Retirado do GuiaDoHardware
Cada vez mais pessoas, visando obter o máximo de seu equipamento, fazem overclock em seus processadores. Alterando a configuração da placa mãe é possível por exemplo, fazer um Pentium II de 400 MHz trabalhar a 448 MHz, fazer um K6-2 350 trabalhar a 400 MHz ou mesmo fazer os Celerons de 300 e 366 MHz, campeões absolutos, trabalharem respectivamente a 450 e 550 MHz.
Porém, poucos sabem que é possível fazer overclock também em placas de vídeo.
É possível tanto aumentar a freqüência de operação do processador principal, ou core, quanto aumentar a velocidade do acesso à memória, resultando em um ganho perceptível de desempenho. Uma placa Voodoo 2 por exemplo, o processador principal trabalha a 90 MHz, mas é possível aumentar sua velocidade para 100 MHz, resultando em um ganho perceptível. E o melhor é que isto não vai custar nada.
===============================================================
Primeiramente o link do programa
Depois de instalar, abra ele, você vai ter uma janela igual essa, mudando é claro, o modelo da sua placa de video apenas. e o nome do
Monitor:












Depois clique aqui:
e clique em System Settings









Uma janela tipo essa vai aparecer:




Daí você põe NO (não)
Depois vai aparecer essa janela:












Agora começa a diversão, vou explicar direitinho o que é cada um daqueles 3 clocks ali marcados em vermelho (os que a gente vai mexer)
Core Clock
É o clock do nucleo da placa de video, nesse você vai aumentando de dois em dois, clique em TEST e depois aumente mais 2 e assim sucessivamente, até alcançar o clock maximo da sua placa de video sem travar o PC ou coisa parecida, não se preocupe se seu PC travar ou coisa assim, simplesmente reinicie ele que vai voltar pros clocks originais, e faça um teste a cada 6 que você aumentar, rodando algum jogo ou coisa do tipo que use a placa de video, pra ver se ta estavel.
Shader Clock
Esse shader clock só tem nas placas mais novas, acima das Geforce 7xxx se não me engano, aumente ele devagar tambem.
OBS: se a opção ” Link clocks estiver ativada você nem precisa mexer no shader clock
Memory Clock
Memory clock como o nome ja diz são os clocks das memórias, esses você pode ir aumentando de 10 em 10, e testando do mesmo jeito do core clock (rodando algum jogo ou programa de teste de CPU tipo o Aquamark)
Só mais uma coisa, não aumentem eles ao mesmo tempo, por exemplo: aumentei dois numeros o core clock, 5 o shader clock e 10 o memory clock ao mesmo tempo, não faça isso, chegue primeiro ao clock maximo de cada um e depois passe pro proximo como podem ver ali na minha placa o core clock dela é de 620 mhz, então eu vou começar por ele, eu sei que ela guenta uns 680 mhz, é o maximo dela em uma performance estavel, então eu chego até ele. Depois passo pro shader clock, depois pro memory clock etc…
Não esqueçam de marcar a opção Apply overclocking at windows startup, marcando essa opção ele vai aplicar essas configurações quando você ligar o PC (iniciar o windows).

Se você preferir eu fiz um video com os passos acima




0 Comentários :